Jogadores competindo em eo brazino jogo da galera um torneio de League of Legends
Esporte eletrônico (português brasileiro) ou desporto eletrónico (português europeu), também conhecido 💋 como ciberesporte ou pelo anglicismo esports, e-sports ou eSports,[1] são alguns dos termos usados para as competições em eo brazino jogo da galera que 💋 se utilizam jogos eletrônicos.[2] Os esportes eletrônicos geralmente assumem a forma de competições de jogos multijogador organizadas, particularmente entre jogadores 💋 profissionais, individualmente ou em eo brazino jogo da galera equipes. Embora as competições organizadas façam parte da cultura dos jogos eletrônicos há muito tempo, 💋 elas aconteciam principalmente entre amadores até o final dos anos 2000, quando a participação de jogadores profissionais e a audiência 💋 desses eventos por meio de transmissões ao vivo tiveram um grande aumento na popularidade.[3][4] Na década de 2010, os esportes 💋 eletrônicos eram um fator significativo na indústria de jogos eletrônicos, com muitos desenvolvedores de jogos projetando e fornecendo financiamento para 💋 torneios e outros eventos.
Os gêneros de jogos mais comuns associados ao esporte eletrônico são os de estratégia em eo brazino jogo da galera tempo 💋 real (RTS), tiro em eo brazino jogo da galera primeira pessoa (FPS), luta, esportes simulados, cartas e arenas de batalha (MOBA). Franquias populares de 💋 esporte eletrônico incluem Counter-Strike, Dota, Free Fire, League of Legends, Rainbow Six Siege, StarCraft, Street Fighter, Valorant, entre outros. Torneios 💋 como o The International de Dota 2, o Campeonato Mundial de League of Legends, o específico para jogos de luta 💋 Evolution Championship Series (EVO) e os Campeonatos Majors de Counter-Strike: Global Offensive fornecem tanto transmissões ao vivo das competições, como 💋 prêmios em eo brazino jogo da galera dinheiro para os concorrentes. Embora a legitimidade dos esportes eletrônicos como uma verdadeira competição esportiva permaneça em 💋 eo brazino jogo da galera questão, eles foram apresentados ao lado de esportes tradicionais em eo brazino jogo da galera alguns eventos multinacionais na Ásia, com o Comitê 💋 Olímpico Internacional também tendo discutido eo brazino jogo da galera inclusão em eo brazino jogo da galera futuros eventos olímpicos.
Historicamente, os esportes eletrônicos eram dirigidos a uma pequena 💋 audiência de nicho, com pouca representação nos meios de comunicação de massa, como a televisão. Devido a isso, a crescente 💋 disponibilidade de plataformas de streaming de
O mercado global de esporte 💋 eletrônico gerou um lucro de 325 milhões de dólares em eo brazino jogo da galera 2024 e, em eo brazino jogo da galera 2024, já teve receita de 💋 906 milhões de dólares[7]; o público mundial de esportes eletrônicos em eo brazino jogo da galera 2024 foi de 226 milhões de pessoas.[8]