A liga é considerada a mais forte da América do Norte, e entre as mais fortes de toda a América 🍎 Latina. De acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), a liga atualmente ocupa o 11º 🍎 lugar mundial[3] e foi classificada como a 10ª liga mais forte na primeira década do século XXI (2001–2010).[4]
Os clubes mais 🍎 vitoriosos da competição são o América, com 14 títulos, e o Chivas, com 12 títulos, seguidos de Toluca com 10, 🍎 Cruz Azul com 9, León e Tigres com 8 e Pumas e Pachuca com 7 títulos.
A partir do Torneio Apertura 🍎 de 2013, um contrato de patrocínio foi estabelecido com o banco BBVA Bancomer, pelo que a Liga MX passou a 🍎 se denominar comercialmente como Liga BBVA Bancomer MX.
Sistema de competição [ editar | editar código-fonte ]
Torneios da época regular [ 🍎 editar | editar código-fonte ]
A história é relativamente recente.
Em meados do século XIX, o "metropolitan" de Melbourne foi estabelecido em uma área de 20,000 ♣ hectares reservada para clubes de rugby em "Cornwall" e em "Coclood".
Dois anos depois, o time da Austrália Ocidental foi escolhido ♣ como a equipe inaugural do campeonato australiano de Fórmula 1.
O Melbourne Football Club tornou-se o clube oficial de futebol
profissional em ♣ 1908.